23/07/2018 :: Liderança é um contrato: conheça as cláusulas

Novidades

Categorias:

2018-07-23

Liderança é um contrato: conheça as cláusulas

Ao comprar um produto ou serviço na internet, você sempre precisa clicar no botão “concordo/ “aceito” antes de confirmar a transação, não é mesmo? Seja para usar um serviço bancário, baixar músicas ou assistir um filme, é preciso clicar nesse botão. Ao dar o seu “sim” você está concordando com páginas e mais páginas de um texto minúsculo, com espaçamento simples, que estabelece uma série de termos e condições. Mesmo assim você clica sem pensar duas vezes. Muitas vezes nem lê as cláusulas com as quais está concordando.

 

Estudos demonstram que apenas 7% das pessoas têm a preocupação de ler esses termos e condições. Isso significa que a grande maioria assina contratos, mas não sabe exatamente o que isso implica. As vezes há cláusulas que você não concorda, mas por não ter lido, vai assinar assim mesmo. Quando descobrir o que lhe espera, talvez será tarde demais para uma revisão do acordo.

 

Algo parecido a isso acontece no mundo corporativo. Muitos líderes clicam no botão “concordo” ao assumir o papel de liderança sem pensar direito nas cláusulas que o autor canadense Vince Molinaro, autor do best-seller “The Leadership Contract” (“Liderança é um Contrato”) considera como essenciais para uma gestão consciente.

 

Vince afirma, na obra, [por sinal muito aclamada no meio acadêmico] que a redefinição da liderança começa, inclusive, por meio do reconhecimento da existência de um contrato de liderança. Não se trata de um contrato legal ou formal que você assina. É um contrato pessoal. Representa o compromisso que você deve firmar consigo mesmo para ser um bom líder. Quando você assina este contrato, está automaticamente concordando com uma série de cláusulas que deverá colocar em prática.

 

Cláusula 1 – A liderança é uma decisão – tome essa decisão

A história de todos os líderes começa com uma decisão. Reflita sobre as razões que levaram você a querer liderar. Está realmente pronto para a nova função? Até que ponto está empenhado em se tornar um grande líder? Essa cláusula requer um compromisso pessoal para que você se torne um grande líder.

 

Cláusula 2 – A liderança é uma obrigação – cumpra sua obrigação

A partir de agora a questão não é mais o que é melhor apenas para a sua carreira. Você passa a ter deveres em relação a seus clientes e funcionários, à sua organização e às comunidades nas quais vocês fazem negócios. Essa cláusula do contrato de liderança requer responsabilidade e compromisso com as obrigações na liderança.

 

Cláusula 3 – Liderança é trabalho árduo – seja forte

Liderança dá trabalho. Você vai liderar grupos com pessoas diferentes, e, portanto, terá que administrar conflitos e pressões dos mais diversos tipos. Sendo assim, será necessário uma dose extra de resiliência e determinação para encarar esses percalços que lhe esperam. Essa cláusula do contrato requer que você se fortaleça e arregace as mangas para dar conta do trabalho árduo da liderança.

 

Cláusula 4 – Liderança é comunidade – conecte-se

A ideia do herói solitário capaz de salvar e lutar por todos é um modelo obsoleto de liderança. Atualmente é necessária uma forte comunidade de líderes. Essa cláusula requer que você se conecte com outros, criando assim um coletivo marcado por uma profunda confiança e constante apoio, na qual todos podem se proteger mutuamente, além de ambicionarem ser grandes líderes.

 

Liderar é uma das maiores honras e ao mesmo tempo um dos grandes desafios que alguém pode assumir. No entanto, essas quatro cláusulas deixam claro que não é um trabalho para qualquer um. E só há uma maneira de garantir que você tenha o que é preciso para ser um líder verdadeiramente responsável: tome a decisão de liderar conhecendo claramente todas as implicações da liderança.

 

Lembre-se que os motivos para clicar no botão do “concordo” são os mais diversos: conseguir uma promoção, aumento de salário, poder ou até mesmo ter a chance de causar um grande impacto em sua organização. Mas se você não souber exatamente “aonde se meteu”, não conseguirá suportar as pressões do ambiente de negócios nos dias de hoje. Pense nisso!

Voltar