18/04/2018 :: Líder Shakti: o gestor mais equilibrado e com “presença”

Novidades

Categorias:

2018-04-18

Líder Shakti: o gestor mais equilibrado e com “presença”

   Não é segredo dizer que vivemos em um mundo cada vez mais turbulento. Sobreviver a essas pressões cotidianas não é das tarefas mais fáceis. No ambiente de trabalho, então, esse imediatismo em atender as diversas demandas que nos são repassadas parece ter proporção ainda maior. Liderar nesse contexto exige paciência e equilíbrio.

 

E é sobre esse tema que o livro Liderança Shakti – O equilíbrio do poder feminino e masculino nos negócios, dos consultores Nilima Bhat e Raj Sisodia, o qual li recentemente, aborda com muita propriedade. O primeiro autor, só a título de curiosidade, é PhD em marketing pela Universidade Colúmbia, ganhou fama global como coautor do livro "Capitalismo Consciente", de 2012, além de ter fundado uma consultoria de mesmo nome, na qual hoje é diretor. Já Nilima tem experiência variada como coach, relações públicas, coreógrafa profissional e professora de ioga. 

 

No trabalho que fizeram juntos, a dupla propõe um novo tipo de liderança, inspirada em uma tradição indiana, a Shakti. Mas o que seria isso?

 

De acordo com Bhat e Sisodia (2017), o líder Shakti é aquele que une empatia, cooperação e abertura (o poder feminino) à clareza, competição e afirmação (o poder masculino). No livro, os autores discorrem sobre técnicas para atingir o domínio de si em meio à turbulência, o que denominam “Presença”.

 

E esse estado de “presença” acontece justamente quando estamos calmos, centrados e equilibrados, mesmo que haja caos à nossa volta. Pessoas com forte “Presença Executiva” têm carisma ou magnetismo e podem influenciar os outros fortemente. Elas falam com clareza e energia, têm linguagem corporal forte e boa postura. Em algumas empresas, a “Presença Executiva” é, inclusive, um fator significativo para a indicação e escolha de quem será promovido a líder.

 

Entretanto, diariamente estamos sujeitos a perder essa presença e equilíbrio. Quantas vezes você entrou em algum lugar e viu alguém perdendo o controle, completamente estressado, sem qualquer domínio sobre suas emoções? Pior do que se deparar com isso é você se deixar envolver para o estado de ausência dele e consequentemente ser influenciado por aquela situação. Em vez de uma pessoa se afogando, agora há duas!

 

Por isso, o dom da “Presença”, característica primordial de um líder Shakti, é aquele que tem a capacidade de acalmar, com segurança, uma pessoa que está perdendo o controle. O poder da sua “Presença” é a capacidade de trazer os outros para as Presenças deles. É um dom maravilhoso que você aprende a dar a qualquer um, inclusive a si mesmo.

 

Bom, eu poderia fazer um post com cinco, seis páginas e descrever tudo que aprendi neste livro, mas o maior ensinamento que quero compartilhar com vocês, é que ser um líder com esse estado de “Presença”, proposto na liderança Shakti, demanda prática e esforço. Isso porque nossas interações diárias com o mundo externo e com a complexidade/pluralidade das pessoas que passam por nossas vidas, inevitavelmente criam uma perturbação constante no nosso estado de equilíbrio.

 

Entretanto, uma ‘estratégia’ para se desvencilhar dessas intempéries do dia a dia e principalmente dos momentos de tensão, é aceitar que eles existem e que estamos (sim) sujeitos às turbulências. Quando o caos bater em sua porta, principalmente na vida profissional ou quando você, líder, estiver passando por conflitos, saiba que esse estágio é transitório. Para chegar até a luz, muitas vezes precisamos ‘atravessar’ a confusão. O mais importante é dar espaço para a resolução da confusão e trazê-la para um lugar de clareza. Se você conseguir sentir a confusão como aceitável, aos poucos ficará mais à vontade e confortável com essa ambiguidade e consequentemente terá mais equilíbrio para lidar com os imbróglios que enfrentamos em nossa rotina. Fica a dica!

 

Referência:

BHAT, Nilima; SISODIA Raj. Liderança Shakti: o equilíbrio do poder masculino e feminino nos negócios. São Paulo: HSM, 2017.

Voltar