09/10/2018 :: Conheça o atual perfil corporativo

Novidades

Categorias:

2018-10-09

Conheça o atual perfil corporativo

O mercado de trabalho atual exige um novo perfil corporativo, que é aquele que está em constante mutação. Esqueça o tempo de ser especialista em uma única área de formação. Essa realidade mudou. Hoje, o profissional disputado pelas organizações é o que consegue ser multitarefa em um mercado em frequente modificação. Se você ainda não enxergou que o cenário é outro, é melhor abrir os olhos e a mente, pois o novo modelo de carreira que o prepara para o futuro, já está batendo à porta.

O mais novo especialista precisa ter, além do conhecimento do negócio, boa capacitação, experiência profissional, flexibilidade, saber trabalhar em equipe, possuir uma enorme competência emocional, [talvez a mais importante característica], adaptabilidade e proatividade. É indispensável ainda estar atualizado em relação aos avanços tecnológicos, pois historicamente, estes são um dos motores que impulsionam as transformações no mercado de trabalho. Isso porque, com novas ferramentas e novos processos, o papel dos profissionais se modifica dentro das organizações.

Também é importante dizer que o mercado anseia por pessoas que se desenvolvam em novas habilidades e competências, tenham coragem de se desafiar e de buscar novas formas de pensar, possam descobrir e transpor seus limites com inteligência e raciocínio rápido, possuam perfil analítico e colaborativo.

Este perfil profissional não é mais só definido pelo mercado, mas pela relação dele [do profissional] com as outras pessoas, observados, principalmente, pelo modo de exposição nas redes sociais, hoje, um holofote profissional. E as áreas que vão sobreviver são aquelas que exigem competências humanas.

Essas características aqui citadas devem ser incorporadas por todos que desejam obter sucesso neste novo cenário. Tenha em mente que as relações de trabalho estão se alterando definitivamente, formando novas reconfigurações: parcerias, contratos temporários, associações entre profissionais, startups, entre outras. O novo mundo corporativo é mais colaborativo e flexível. Por isso, fica a dica: pense junto com seus colegas que tenham propósitos afins aos seus, crie oportunidades, fomente mercados nos quais acredita e principalmente entenda que a organização é um ser vivo que muda constantemente, assim como nós.

Voltar