16/08/2018 :: Como ser um gestor interino?

Novidades

Categorias:

2018-08-16

Como ser um gestor interino?

A gestão interina tem surgido como uma opção para quem busca algo além do emprego formal. Significa trabalhar por projeto, emprestar suas habilidades temporariamente para alguma empresa. Mas como ser bem sucedido neste novo modelo?

Para começar, é importante dizer que este tipo de gestor se apresenta como um novo formato de consultor. Ele chega com sua experiência/expertise para resolver um problema específico dentro da empresa por um custo interessante.

E engana quem pensa que a gestão interina é apenas uma opção para quem está fora do mercado e presta este tipo de serviço enquanto aguarda a recolocação. A gestão interina vai muito além disso. É uma alternativa para quem quer começar uma carreira consultiva. Isso porque o profissional adquiri bastante know-how atuando em projetos pontuais.

Quando falamos em gestão interina estamos pensando em alguém “pronto para jogar”, ou seja, num profissional com postura mais operacional. O grande desafio desse gestor é que pelo fato dele não ter um tempo para se adaptar a empresa, muitas vezes precisa entrar no time mostrando resultados imediatos. No primeiro projeto, ele sentirá essa pressão de forma mais efetiva, mas a partir dos próximos já começa a lidar melhor com essa cobrança e a entender o time de suas tarefas.

Para exercer sua função de forma assertiva, também é importante que o gestor interino interaja com os demais membros da equipe, mesmo que ele não vá permanecer no time por muito tempo. Essa interação cria relacionamento, networking e estabelece confiança. Dessa forma, quando a empresa precisar novamente de um profissional de alta performance para trabalhos pontuais, que demandam pensamento estratégico e ao mesmo tempo analítico, esta pessoa certamente será lembrada.

Você está antenado com estes novos tempos? Já pensou na possibilidade de ser um gestor interino?

Voltar