09/08/2018 :: Como fazer as escolhas certas para a sua carreira?

Novidades

Categorias:

2018-08-09

Como fazer as escolhas certas para a sua carreira?

Escolhas nunca são fáceis. Escolher, na maioria das vezes, significa abrir mão de uma opção em detrimento de outra. E nem sempre sabemos qual dos caminhos é o melhor. Quando a decisão a ser tomada envolve carreira, parece que tudo fica ainda mais complicado.

Nessas horas, o melhor a fazer é refletir se as decisões em relação a sua carreira vão satisfazer também a sua vida pessoal e familiar, além dos seus valores.

O primeiro passo na hora de fazer uma importante escolha é saber, realmente, o que você gosta, aquilo que te atrai. Quer um exemplo? Durante uma semana, ao final de cada dia, anote o que você fez. Em seguida identifique quais foram os momentos que se sentiu satisfeito e não sentiu o tempo passar. De posse dessas respostas, busque oportunidades de trabalho e planeje sua carreira pensando nestes momentos. Vai ser bem mais fácil encontrar aquilo que realmente te dá prazer.

É importante também que você tenha percepção de quais são suas prioridades e valores. Se no começo de sua carreira sua prioridade era trabalhar e juntar dinheiro, pode ser que este cenário mude quando você ficar mais velho e se estabilizar. Saber de suas prioridades em cada fase da vida contribui para que você tenha mais clareza daquilo que, de fato, deseja.

Outra dica para escolher de forma assertiva é focar em suas competências. As pessoas tendem a listar bem as habilidades que precisam ser desenvolvidas, e acabam deixando de lado os seus pontos fortes. O equilíbrio é necessário nesta avaliação para que o profissional possa apostar no que mais tem confiança sem deixar de melhorar em outros aspectos.

Por fim, mas não menos importante, busque informações sobre a empresa para a qual você está prestes a trabalhar, pegue a grade curricular da pós-graduação que deseja fazer e veja se é realmente isso que quer estudar. Este tipo de comportamento de ‘investigar’ tudo aquilo que será novidade em sua vida ajuda você a tomar decisões mais coerentes e certeiras.

Voltar