11/06/2019 :: Amar a carreira exige entrega e envolvimento

Novidades

Categorias:

2019-06-11

Amar a carreira exige entrega e envolvimento

Não há como negar: o amor é o sentimento que permeia a vida humana. É o ingrediente básico e primordial das maiores histórias da literatura mundial, dos grandes clássicos do cinema e da TV. Desde o instante em que nascemos, somos ensinados a amar o próximo, em suas mais diversas esferas. Talvez deva ser por isso que se fala tanto, também, em amor a carreira, a profissão e ao trabalho.

Nos dias de hoje, amar uma escolha profissional e/ou carreira pressupõe muito mais entrega e compreensão do que a ideia utópica de ser “feliz para sempre”. É praticamente impossível navegar em águas tranquilas ou acordar diariamente com um buquê de rosas neste vasto e complexo universo das relações corporativas. Isso porque somos submetidos, a todo instante, a uma prova instigante e, ao mesmo tempo crucial, que mede nossa sobrevida [ou não] no mercado: a capacidade de convivência.

E conviver com os outros é uma das mais fascinantes e complexas tarefas que nos é dada. Somos seres únicos, com demandas e aspirações individuais. Quando toda essa pluralidade se encontra em um mesmo espaço, é natural, tal como em qualquer relação, que surjam os conflitos. É nessas horas que habilidades como compreensão e capacidade de relativização das diferenças tornam-se fundamentais para distinguir profissionais que não sucumbem nas provações, dos que se deixam dominar pelo desequilíbrio ou falta de traquejo nos momentos de instabilidade.

Quando você se apresenta aberto às pluralidades daqueles que o cercam está, talvez, demonstrando o maior indício de sua entrega e se envolvendo com aquilo que escolheu para a sua vida. Portanto, saber como se relacionar, compreender e trabalhar com o outro, pode sim, ser uma prova concreta de amor.

Assim, mais que romantizar o amor à carreira como algo que nos faz acordar felizes todos os dias, é preciso torná-lo palatável e real. Mesmo que você tenha expertises, know-how e até mesmo vocação ou talento, é fundamental não ignorar as prováveis intempéries do caminho. São elas que realmente irão medir sua verdadeira capacidade de entrega para a vida profissional que decidiu escolher. Pense nisso!

Voltar