11/07/2018 :: A importância das ações após o feedback

Novidades

Categorias:

2018-07-11

A importância das ações após o feedback

Não dá para negar ou ignorar a importância do feedback no ambiente de trabalho. A prática já foi, inclusive, apontada pela ciência, como elemento chave na alta performance e na eficiência da liderança. Mas hoje não quero falar do conceito em si, que certamente você já deve saber do que se trata ou até mesmo já ter se deparado com ele em algum momento de sua vida.

O foco deste artigo, como o próprio título destaca, é na importância das ações após o feedback. Muitos profissionais ao serem chamados para uma análise do seu trabalho, tendem a ficar inseguros e se perguntando: “Será que estou agradando?” “Meu gestor gosta do que faço?”

Entretanto, mais do que ficar preocupado e se questionando, o ponto crucial do feedback é receber as informações vindas da conversa com seu líder e a partir daí construir, juntamente com ele, um plano de ação para mudar eventuais posturas que estejam inadequadas. Isso é fundamental para a sua evolução profissional.

Às vezes, um feedback pode colocar luz em comportamentos que você não esteja nem mesmo percebendo. Nesses casos, a melhor resposta é, primeiro, admiti-los para si mesmo. A partir dessa tomada de consciência, é hora de pensar na readequação do mesmo.

Uma vez iniciado o desenvolvimento de uma nova postura profissional, sua  performance junto àqueles que trabalham diretamente com você só tende a melhorar, principalmente se o feedback recebido foi honesto, verdadeiro e apontou questões realmente necessárias em seu processo de crescimento.

Ah! Importante! O tempo da mudança é só seu. Jamais se compare com outros colegas, que ao receberem o mesmo feedback deram uma guinada imediata em suas performances.

Antes de ficar atordoado com a ideia fixa de que é preciso mudar, analise suas competências e veja quais delas você pode usar a seu favor para aperfeiçoar uma característica em seu perfil que não é tão acentuada, mas que merece mais atenção ou destaque. A partir daí, comece, então, a vivenciar a mudança.

E não se esqueça: o feedback jamais deve ser associado a algo negativo ou cobrança por resultados. Se o seu gestor lhe dá retornos sobre sua performance, é porque ele acredita em seu potencial e quer lapidar essa joia preciosa que há dentro de você. Pense nisso!

Voltar